No dia 17 de junho, foi realizado um Mini Workshop para apresentar o status atual do projeto Nexus. Devido à pandemia do novo coronavírus, as apresentações foram feitas à distância, por meio de plataforma de videoconferência.
Em sua fala de abertura, o pesquisador responsável pelo projeto, Jean Ometto, reforçou o caráter multiescalar, participativo, normativo, qualitativo e quantitativo das pesquisas. “O primeiro ano foi bastante focado na organização dos trabalhos e na discussão do que seria a escala local do projeto”, explicou. “Concluída essa fase preliminar, entramos efetivamente na Etapa 1 do projeto, que consiste na produção de indicadores sobre as dimensões social, econômica, institucional e ambiental da área de estudo, visando à construção de índices de sustentabilidade que reflitam a situação atual, em alinhamento com as demandas nacionais”.
A Etapa 2 abordará o futuro da área de estudo, em um processo participativo de construção de cenários qualitativos e quantitativos. Para isso, serão geradas projeções espacialmente explícitas de mudanças de uso da terra, do clima regional e seus impactos.
Por fim, a Etapa 3 englobará atividades de síntese entre as escalas, assim como de análise de mecanismos de transformação social, visando apresentar caminhos que levem à transição para a sustentabilidade.